Páginas

27 setembro, 2008

Da Beleza na Rotina...

Por Cau Alexandre

Rotina: 1.Caminho já percorrido e conhecido, em geral trilhado maquinalmente; rotineira. 2. Seqüência de atos ou procedimentos que se observa pela força do hábito; rotineira. 3. Fig. Uso, prática, norma geral de procedimento; ramerrão, rotineira:

Levante a primeira pedra quem um dia já não encheu a boca e usou o chavão: "Eu odeio rotina"! Levante, mas não jogue... porque quem não disse, pensou (e aqui não temos lugar para hipócritas metidos, não é? Só para as hipocrisias convencionais, pois de certas máscaras não conseguimos fugir).


Qual não foi minha surpresa quando há uns anos atrás, sentada no café da Pinacoteca de São Paulo, de frente ao Parque da Luz, percebi que aquele “museu” de arte aberto, em forma de parque, apinhado de obras, esculturas, frases, exalando arte, era não só ignorado pelos transeuntes, como também inexistente aos olhos dos que sucumbiram à obscuridade da rotina. Mas e se eles vissem? E se em um momento desses eles parassem e olhassem ao redor e vissem aonde estava, e percebessem que estavam rodeados de beleza, descoberta e vida, será que eles sentir-se-iam saindo de uma câmara de hibernação? Dia após dia

Será que percebemos que pode haver beleza na rotina?

Mas o que acontece é que temos medo de cair na rotina maçante, que retina dos nosso olhos o brilho das pequenas ações que fazem de nós o que somos, que pontuam aquilo que gostamos, que obscurecem a beleza da vida cotidiana. Loucura? Maluquice? Vejamos um exemplo banal. Diga-me: Quantas vezes você já escovou os dentes saboreando o momento, sentindo o frescor do creme dental na ponta da língua, o doce prazer matinal de sentir os dentes limpinhos? Faz tempo que não? Certamente ou você não escova os dentes há muito tempo (ecaaaaaaaaaaaaaaa) ou você simplesmente aderiu a rotina da escovação, fazendo dela parte do seu dia e usufruindo dos benefícios que ela traz, às vezes, sem ao menos conseguir lembrar do momento em questão.

A questão é, há beleza na rotina, quando ela é percebida!

Você consegue perceber a beleza do dia-a-dia? Ou pra você um dia só é realmente bom quando você tem que re-estabelecer lugares, horários e formas para todas as coisas, inclusive para você?

Sim, eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, mas eu também sou em cada ação que leva minha vida a ser o que é, hoje, agora. Talvez o que falte não seja a fuga da monstruosa rotina, talvez o que falte sejam olhos que, desanuviados, percebam a beleza de se viver todos os dias, de se olhar a beleza diária do sol que há milhares de anos faz o mesmo percurso e ainda nos emociona, na aurora ou no ocaso. Ou da Lua, que continuamente está lá, ainda redonda e brilhante, aparecendo e indo embora, nos mesmo horários, e até hoje ainda é tema e inspiração para poetas e loucos apaixonados.

Sim, há beleza na rotina. Porque a beleza não transforma somente a matéria... ela transforma o seu modo de ver, ela transforma você! Já transformou-se hoje?

A arte de viver é a arte de perceber o belo em mim e em você! Você consegue ver?



*Campanha publicitária da Natura. Produzida pela agência Taterka e copiado do Youtube
Confere o Texto de Arnaldo Antunes (?) no Mar®


Vai outro café?



2 comentários:

mfc disse...

E há tanta coisa bonita no dia a dia de que não nos apercebemos!
Quantas vezes passamos por um determinado sítio e um dia damos connosco extasiados por aquela beleza que sempre esteve "oculta" de nós?!

nd disse...

Vai 1 café + outro e + outro.E mil dedos de prosa. Amo café expresso e adoro prosear.
A rotina as vezes me entedia
Bjs